Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aulas não presenciais

2020; Instituto Federal de Educação; Volume: 6; Linguagem: Português

10.31417/educitec.v6.1461

ISSN

2446-774X

Autores

Hudinilson Kendy de Lima Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

O estudo híbrido é uma modalidade que combina o ensino online e o presencial. No Amazonas, essa foi uma realidade imposta pela necessidade do afastamento social ocasionado pela pandemia do COVID-19. O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção dos alunos do ensino técnico de nível médio sobre os desafios e avanços da Educação Tecnológica em tempo de ensino remoto no interior do Amazonas. A metodologia de pesquisa consistiu em abordagem mista e exploratória, com aplicação de questionário estruturado contendo perguntas fechadas e abertas, direcionado aos discentes do IFAM Campus Coari. Como resultados, verificou-se que os alunos sabem utilizar as ferramentas tecnológicas, mas nem sempre possuem acesso aos equipamentos como o computador e o celular smatrphone de forma individualizada, tampouco acesso à internet. Isso evidencia a diferença socioeconômica e a necessidade de estratégias que possam proporcionar um ensino igualitário independente da questão econômica dos participantes. De forma paralela, pôde-se constatar que os docentes estão buscando ministrar um ensino de qualidade, capaz de minimizar os entraves decorrentes das desigualdades socioeconômicas dos alunos, outra variável comum nos discursos tanto dos professores quanto dos alunos é operacionalização das aulas de forma segura para o cumprimento do calendário escolar do ano letivo de 2020.

Referência(s)