Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino remoto emergencial

2020; Instituto Federal de Educação; Volume: 6; Linguagem: Português

10.31417/educitec.v6.1540

ISSN

2446-774X

Autores

Poliana dos Santos Silva de Lazari Lazari, Eliana Merlin Deganurri de Barros,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa em andamento realizada no Mestrado Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O objetivo da investigação é analisar o processo de adaptação de uma sequência didática do gênero ‘documentário’, do ensino presencial tradicional para o ensino remoto emergencial exigido pela interrupção das aulas presenciais no período da pandemia da COVID-19, tendo como foco o ensino da língua portuguesa. Pauta-se nos estudos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo. A finalidade aqui é apresentar uma reflexão teórico-analítica desse processo de adaptação didática, tendo como eixo as atividades e ferramentas mobilizadas na sequência didática. De modo geral, as reflexões apontam para um agir intuitivo do professor nesse processo de adaptação para o ensino remoto, o que evidencia a importância de formações focadas no desenvolvimento de capacidades docentes para esse novo contexto de ensino e aprendizagem da língua.

Referência(s)