Artigo Produção Nacional

PRÁTICA DOCENTE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA/PB / TEACHING PRACTICE IN SPECIALIZED EDUCATIONAL SERVICE AT A PUBLIC SCHOOL IN THE MUNICIPALITY OF JOÃO PESSOA / PB

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n1-235

ISSN

2525-8761

Autores

Maria Rita de Cássia de Souza Silva, Joani de Mélo Muniz,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este trabalho nasce a partir das praticas vivenciadas no cotidiano do Atendimento Educacional Especializado enquanto professora do mesmo. Neste sentido, tem como objetivo problematizar a pratica docente do/a professor/a do Atendimento Educacional Especializado - AEE, bem como o Plano de Acao que e desenvolvido para o atendimento dos/as alunos/as no AEE, em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Joao Pessoa/PB. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que versam no campo da pesquisa exploratoria e bibliografica. Os sujeitos investigados sao aqueles que se relacionam direta ou indiretamente com a pratica docente realizada no Atendimento Educacional Especializado. Trazemos para o centro da discussao teorica os documentos legais nacionais a exemplo Politica Nacional da Educacao Especial na Perspectiva da Educacao Inclusiva (2008), a Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional (1996) e o Decreto n° 6.571, de 17 de setembro de 2008, que dispoe sobre o Atendimento Educacional Especializado, de forma que os entrelacamos com as consideracoes de pesquisadores do campo da Educacao Especial e Inclusiva como Ferreira (2004 e 2011), Glat (2011), Machado (2009) e Santiago (2009). Apontamos como resultados a inferencias que realizamos a partir das observacoes realizadas, nossas praticas e o referencial teorico elencado, de forma que destacamos um certo distanciamento quanto ao que e posto nos documentos legais sobre o Atendimento Educacional Especializado e o que acontece no cotidiano da nossa escola campo, principalmente no que tange aos conhecimentos sugeridos aos/as profissionais que atuam neste espaco e a relevância de sua pratica na vida dos/as alunos/as com deficiencia. Concluimos enfatizando nossa critica na pouca exploracao das pesquisas academicas quanto a pratica do professor das Salas de Recursos Multifuncionais e a relevância destas na ressignificacao do fazer docente no Atendimento Educacional Especializado e consequentemente sua significativa importância na vida dos/as dicentes com deficiencia.

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