
O WHATSAPP NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO TECNOLÓGICO – AM / THE USE OF WHATSAPP IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS OF TECHNOLOGICAL HIGH SCHOOL STUDENTS – AM
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n1-254
ISSN2525-8761
AutoresIvanete Pereira de Souza, Alexandra Nascimento de Andrade, Clisivânia Duarte de Souza, Dalmir Pacheco de Souza, Carolina Brandão Gonçalves,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo e resultado de uma intervencao pedagogica que teve como objetivo investigar o WhatsApp no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 2o ano do Ensino Medio Tecnologico, de uma escola estadual ribeirinha, na Comunidade Monte Sinai, conhecida como Igarape Acu, no Rio Negro – AM, a qual atende duas salas do Ensino Medio Tecnologico. A proposta deste e a apresentacao da inclusao das TD (Tecnologias Digitais) como uma proposta didatica-pedagogica para auxiliar na comunicacao entre professor (a) e alunos, visto que os discentes atualmente sao considerados jovens digitais, e ainda assim enfrentam dificuldades no acesso a essas tecnologias emergentes, como e o caso da Comunidade Monte Sinai, zona rural de Manaus - AM. Apresenta-se ainda, as dificuldades que as escolas tem enfrentado para se adaptarem as TD, visto ser esta uma realidade presente no cotidiano dos alunos, principalmente em areas ribeirinhas do Amazonas. Com isso, buscou-se evidenciar como o WhatsApp pode tornar as aulas mais atraentes, e consequentemente melhorar a relacao entre alunos e professores, bem como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos evidenciam o maior engajamento, participacao e colaboracao dos alunos nas aulas, assim como as facilidades dele decorrentes na comunicacao entre docentes e discentes para tirarem duvidas e enviarem perguntas com os smartphones. Destacamos assim, a importância de os professores se apropriarem de aplicativos e softwares que fazem parte das vivencias dos alunos, de maneira reflexiva e planejada, com intuito de tornar as aulas mais criativas e dinamizadas.
Referência(s)