
Escrevendo com cores ou pintando com palavras: uma leitura de “Sobre o Tasso na prisão”, de Charles Baudelaire
2020; UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português
10.47295/mgren.v9i3.2558
ISSN2317-0433
AutoresWendell Menezes da Silva, Juliana Estanislau de Ataíde Mantovani,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoNeste artigo nos propomos a compreender e a analisar as interferências e os diálogos da produção crítica de Charles Baudelaire em sua produção poética, no que diz respeito às artes visuais, notadamente à pintura, conforme se pode observar por meio dos escritos críticos de seus conhecidos Salões . Para tal investigação, o poema aqui analisado será “Sobre O Tasso na prisão de Eugène Delacroix”, na tradução de Ivan Junqueira, publicado em As flores do mal , de 1857, e o quadro Tasso na prisão dos loucos , de Eugène Delacroix, de 1839. Pretende-se construir uma interpretação das relações entre poesia e pintura a partir do ponto de vista dos referidos artistas. PALAVRAS-CHAVE: Baudelaire. Transposição intersemiótica. Literatura. Pintura. Modernidade. DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v9i3.2558
Referência(s)