Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Criação e usos do aplicativo LineAlg como objeto de aprendizagem na Educação Básica

2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.17648/diversitas-journal-v6i1-1596

ISSN

2525-5215

Autores

Thiago Ribeiro da Silva, Wesley Lucas Fernandes dos Santos, Ewerton Roosewelt Bernardo da Silva, Alisson Werner Arruda de Arruda,

Tópico(s)

Diverse scientific research topics

Resumo

RESUMO: O letramento matemático é indispensável aos processos educativos que têm por finalidade a formação de pessoas capazes de exercer plenamente sua cidadania. A escola contemporânea também não pode prescindir de tecnologias como a dos computadores e dos dispositivos eletrônicos móveis. Este trabalho articulou ambas as necessidades com o objetivo de desenvolver um aplicativo para auxiliar processos de ensino-aprendizagem de matrizes, determinantes e sistemas de equações lineares no Ensino Médio. Para tanto, houve a realização de pesquisas bibliográficas sobre o ensino desses tópicos da álgebra linear e, consequentemente, o desenvolvimento de uma aplicação móvel utilizando a linguagem Python e a biblioteca Kivy. Foram criadas funções que permitem calcular e verificar o passo a passo dos cálculos, bem como tomar lições por meio de um chatbot, ainda uma aplicação para o balanceamento de equações químicas. Além desses usos, sugere-se uma atividade com o aplicativo, a fim de evidenciar seu potencial de incrementar aulas de matemática e estudos individuais dos alunos em tópicos de álgebra, inclusive de forma remota. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Matemática, Tecnologias digitais, Álgebra linear.

Referência(s)