Diretoras brasileiras e a representação da mulher em documentários dos anos 1980
2021; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 30 Linguagem: Português
ISSN
1646-477X
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoNa decada de 1980, as mulheres ocuparam uma parcela expressiva da realizacao de documentarios de curta e media-metragem no Brasil, com uma producao bastante diversificada em termos de narrativa e linguagem. Em vista da pouca quantidade de pesquisas com o mesmo recorte e da dificuldade de acesso aos dados e aos filmes, este trabalho tem como objetivo contribuir para que essa producao encontre maior repercussao e reconhecimento no campo dos estudos voltados ao cinema brasileiro. Atraves da analise filmica e em conjunto com textos das mais variadas areas, discutimos oito documentarios que variam entre curtas e medias-metragens: Mulheres da terra (Marlene Franca, 1985), Marias da castanha (Edna Castro e Simone Raskin, 1987), Sulanca: a revolucao economica das mulheres de Santa Cruz do Capibaribe (Katia Mesel, 1986), Como um olhar sem rosto (As presidiarias) (Maria Ines Villares, 1983), Mulheres da Boca (Cida Aidar e Ines Castilho, 1982), Retratos de Hideko (1981) e Hia sa sa – hai yah (1985), ambos de Olga Futemma, e Meninas de um outro tempo (Maria Ines Villares, 1986). Os filmes colocam em perspectiva a representacao feminina no documentario e o papel da mulher na sociedade, articulando o debate feminista, social, politico e cinematografico da epoca.
Referência(s)