Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

SOCIALIZAÇÃO E ETNICIDADE: A QUESTÃO ESCOLAR TEUTO-BRASILEIRA (1850-1937)

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1678-49442017v23n3p607

ISSN

1678-4944

Autores

Giralda Seyferth,

Tópico(s)

Religion and Society in Latin America

Resumo

Resumo Este artigo, postumamente publicado, trata da questão escolar de imigrantes alemães no Brasil, no período de 1850 a 1937. Nesse interregno, a incapacidade do Estado em assegurar o pleno acesso à escola pública para os filhos de colonos motivou a mobilização de lideranças comunitárias, religiosas e laicas para a organização de um sistema escolar particular de ensino na língua materna. As escolas denominadas “alemãs” perduraram até 1937, quando o governo, preocupado com a assimilação, fechou escolas ou produziu mudanças radicais nelas, no sentido do “abrasileiramento” em nome da segurança nacional. O artigo pretende explorar as interfaces entre etnicidade e nacionalismo que marcaram a socialização infantil nessas escolas.

Referência(s)