Artigo Acesso aberto Produção Nacional

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: SOCIALIZANDO EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DO DIEM

2021; INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.23926/rpd.2021.v6.n1.e001.id865

ISSN

2526-2149

Autores

Geraldo Eustáquio Moreira, Lygianne Batista Vieira, Joeanne Neves Fraz, Weberson Campos Ferreira, Cristina de Jesus Teixeira,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar as ações desenvolvidas pelo grupo de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM no âmbito de um projeto de pesquisa. Os participantes foram os membros do DIEM, estudantes de graduação (Licenciatura em Pedagogia) e pós-graduação da Universidade de Brasília - UnB e professores da Educação Básica de escolas públicas do Distrito Federal. A pesquisa integra-se, epistemologicamente, no âmbito da Educação Matemática e se alicerça em multimetodologias ativas de trocas de experiências e na construção coletiva de conhecimentos para o desenvolvimento de produtos e serviços, tendo como cerne a pesquisa colaborativa. Devido à complexidade e extensão do projeto, as ações foram desenvolvidas em diversas etapas e distintos instrumentos de recolha dos dados foram utilizados. Após a obtenção dos resultados, foram realizadas atividades que contribuíram para a elaboração de artigos, livros, capítulos de livros, dissertações, teses e comunicações científicas, bem como na produção de produtos e serviços educacionais e sociais.

Referência(s)