
LITERATURA E FILOSOFIA:
2021; Volume: 1; Issue: 12 Linguagem: Português
10.21166/micti.v1i1.1734
ISSN2316-7165
AutoresHelder Félix Pereira de Souza, Eric Schwamberger, Adrian José Ramos, Gabriel Lübke Gaviraghi Pereira, José Honório, Andrei Leite de Freitas, Valquiria Vasconcelos da Piedade Souza,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoA presente pesquisa é fruto do Projeto de Pesquisa em Literatura e Filosofia desenvolvido noInstituto Federal Catarinense, campus Brusque, que investigou e analisou a presença danarrativa de formação nas sete tragédias de Sófocles: Édipo Rei, Édipo em Colono, Antígona,Ájax, Filoctetes, Electra e As Traquínias . O objetivo foi definir a noção de narrativa deformação e detectar e explicitar em que sentido ela existe nas tragédias sofocleanas. Para isso,a metodologia de pesquisa utilizada foi a bibliográfica e, para as análises textuais, foi utilizadauma adaptação combinada de métodos filosóficos: o perspectivismo nietzschiano (leitura eanálise conjunta), a fenomenologia husserliana (adaptada para extrair o sentido originário dostextos) e a ontologia do presente de inspiração arendtiana (atualização do sentido dos textos).Os resultados obtidos mais significativos apontam para a presença da narrativa de formaçãoem todas as tragédias de Sófocles, mas com variedades na potencialidade formativa de cadapeça. Conclui-se que a literatura sofocleana, em maior ou menor intensidade, contémelementos de narrativa de formação, sendo uma matriz de possibilidades formativas para o serhumano.
Referência(s)