Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Mediação de leitura literária digital com crianças

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 39; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5007/2175-795x.2021.e72463

ISSN

2175-795X

Autores

Mônica Daisy Vieira Araújo, Roberta Gerling Moro,

Tópico(s)

Digital Games and Media

Resumo

Nos últimos anos, temos visto um aumento na produção de obras digitais para crianças e, devido à sua singularidade e complexidade, abrem novas discussões sobre a prática da leitura mediada. Este artigo tem como objetivo refletir acerca das demandas de mediação necessárias para garantir o envolvimento das crianças em situações de leitura literária digital. Apresentamos análises de duas pesquisas, realizadas no Brasil, a primeira envolvendo a leitura literária em dispositivos móveis, no contexto familiar, por crianças entre três e dez anos de idade, e a segunda, na leitura de obras digitais no computador por crianças de cinco anos de idade, no contexto escolar. As descobertas dos dois estudos apontam categorias e modos de mediação distintos que se relacionam aos tipos de dispositivos que foram realizadas as leituras, assim como às especificidades semióticas e de interação de cada obra. Verificamos que as crianças leitoras necessitam de orientação e motivação do adulto mediador para a execução de estratégias leitura para compreender o funcionamento da obra digital e conseguir se engajar de forma efetiva e autônoma.

Referência(s)