Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Contribuição dos jogos matemáticos na aprendizagem de números inteiros e suas operações

2019; Volume: 1; Linguagem: Português

10.51919/revista_sh.v1i0.33

ISSN

2675-6404

Autores

Andréa Zander Vaiano, Rosa García Márquez, Marcelle Rodrigues Barbosa, Rodrigo Stoduto Salabert da Silva,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

No presente trabalho é apresentada uma breve história sobre o uso de jogos como ferramenta educativa, bem como um relato de experiências de atividades elaboradas, sob a forma de oficina em turmas de 8o e 9o anos do Ensino Fundamental II no Colégio Municipal Ernani Faria, localizado em São Gonçalo/RJ em maio de 2019. As atividades matemáticas construídas contemplaram as operações fundamentais com números inteiros a fim de minimizar as deficiências trazidas pelos alunos. Foi possível verificar que o processo de ensino e aprendizagem da Matemática de forma lúdica foi efetivo, bem como contribuiu para o desenvolvimento da autoconfiança nos educandos, uma vez que foi observada uma maior participação nas aulas de Matemática que necessitavam das operações de números inteiros, com significativa redução dos erros cometidos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX