Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Design, Modernidade Industrial e Colecionismo

2020; Linguagem: Português

10.5151/cid2020-55

ISSN

2318-6968

Autores

Fernanda Sabrina Finardi, Richard Perassi Luiz de Sousa,

Tópico(s)

Graphic Design and Typography

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa qualitativa sobre o tema produtos de Design na culturado colecionismo. A pesquisa, realizada com (1) uma etapa exploratória para buscar fontes e (2) outraetapa bibliográfica para identificar e selecionar conceitos, arranjos teóricos e informações sobre otema, tem como objetivo geral evidenciar a influência cultural dos produtos industriais comomotivação ao colecionismo. Tal fenômeno decorre do domínio estético-simbólico do Design naconvivência cotidiana de várias gerações de pessoas nos séculos XX e XXI. A relevância cultural dosprodutos industriais ganha ênfase nas coleções de produtos aparentemente “banais” e de baixo custo,pois além de seus aspectos sócio-históricos também são consideradas as motivações subjetivas,intersubjetivas e socioculturais no contexto da cultura moderna ocidental. Sintetizando: o principalresultado da pesquisa é assinalar que o valor simbólico-social dos produtos industriais, principalmentedos aparentemente “banais”, é diretamente associado às qualidades formais e funcionais definidasnos projetos de Design, como é especialmente destacado no colecionismo.

Referência(s)
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