
As ideias de Rui Barbosa para a Educação Profissional no Brasil (1879 – 1909): entre o industrial, o popular e a nação
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 10 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i10.8204
ISSN2525-3409
AutoresJuan Carlo da Cruz Silva, Nara Lidiana Silva Dias Carlos, Olívia Morais de Medeiros Neta,
Tópico(s)Sociology and Education in Brazil
ResumoRui Barbosa (1849–1923) foi um polímata e político brasileiro com influência e difusão de ideias entre o final século XIX e início do XX. No campo da educação, entre 1881 e 1886, produziu escritos que demonstram avanço das discussões educacionais no país e no mundo. O presente artigo visa analisar as ideias deste intelectual para a Educação Profissional. Baseados em Certeau e Sirinelli, realizamos as análises do seu lugar de fala, sua rede de sociabilidade e seu engajamento. Trabalhamos a partir das noções de representação, prática, apropriação e circulação de ideias de Chartier e entendemos que a produção barbosiana resulta das práticas do autor a partir de suas apropriações das ideias educacionais em seu tempo. Constituem-se como fontes os Pareceres-Projetos de Reforma da Instrução Pública de Rui Barbosa, o discurso “O Desenho e a Arte Industrial” e a obra de Norman Calkins traduzida pelo intelectual, “Primeiras Lições de Coisas”. Destacamos que Barbosa, e seus escritos, contribuiu para a consolidação da ideia de uma educação profissional sistematicamente regulada pelo Estado em vista do seu desenvolvimento econômico e social, bem como a amplitude de influência das ideias em circulação internacional nas obras de Rui Barbosa. A estruturação de seus pensamentos sobre filosofia e política da educação profissional e metodologia de ensino que se firma especialmente, na disciplina escolar Desenho, foram apropriadas pelo Estado ao tomar iniciativas de Educação Profissional na República nascente.
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