Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Tensões entre o imaginário da publicidade e as representações da profissão feitas por trabalhadores de agências de Belo Horizonte-MG

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 39; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22409/contracampo.v0i0.38763

ISSN

2238-2577

Autores

Dôuglas Aparecido Ferreira,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O artigo busca identificar de que forma os pontos sugeridos por Everardo Rocha (1985) como legitimadores sociais da profissão publicitária são convocados pelos trabalhadores belorizontinos na lista “Como é trabalhar aí?”, um arquivo que circulou na internet com relatos das rotinas das agências. Teoricamente serão apresentados os elementos que constituem o imaginário da profissão e discutido as práticas comuns de trabalho. De caráter qualitativa, a pesquisa utilizou a análise de conteúdo para categorizar e identificar associações recorrentes nos relatos. Constate-se que os publicitários tecem um cenário negativo de abusos e exploração distante do que é representado socialmente para legitimar a profissão e que, apesar de distintos, ambas dimensões contribuem para a construção de sentidos de pertencimento a uma classe trabalhista.

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