Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Ensino multidisciplinar na natação: estudo piloto com adultos

2021; Desafio Singular; Volume: 17; Linguagem: Português

10.6063/motricidade.23696

ISSN

2182-2972

Autores

Leandro Vieira, Cláudia Dias, Marcelo Barros de Vasconcelos, Ricardo J. Fernandes, Susana Soares,

Tópico(s)

Physical Education and Pedagogy

Resumo

O ensino da Natacao tem-se caracterizado pelo ensino quase exclusivo da natacao pura desportiva (NPD), nela incluindo a fase inicial de adaptacao ao meio aquatico. Contudo, no meio academico, nos ultimos anos, tem-se discutido a potencial vantagem de o ensino ser multidisciplinar, abrangendo outras modalidades aquaticas como o polo aquatico (PA), a natacao artistica (NA) e os saltos para a agua, por exemplo (Canossa et al., 2007). Preconiza-se que este modelo de ensino aumentara a satisfacao com a pratica, a motivacao e a competencia aquatica dos praticantes, nomeadamente pela maior diversidade de movimentos e acoes a aprender, mas tais conviccoes nao foram ainda validadas. O presente estudo teve como objetivo determinar o efeito de um programa aquatico multidisciplinar na motivacao e na competencia aquatica de sujeitos adultos. Participaram no estudo 9 sujeitos, 7 do sexo masculino e 2 do sexo feminino (41.43±13.25 anos). Um dos participantes era estudante do ensino superior e os restantes tinham profissoes de quadro medio ou superior. O protocolo experimental consistiu em 20 sessoes de ensino multidisciplinar, compostas por conteudos da NPD (20 min), do PA (10 min) e da NA (10 min). Foram recolhidos dados iniciais e intermedios relativos a motivacao e satisfacao dos sujeitos atraves de um questionario. A competencia aquatica inicial e final foi avaliada com base na observacao de registos video da prestacao aquatica: (i) NPD: teste de 100m de nado continuo composto por 50m crol e 50m costas (incluindo partida regulamentar e viragens); (ii) PA (jogo 3x3); (iii) NA (esquema individual). O programa iniciou com 6 participantes, tendo havido uma desistencia na 8a sessao. Tres participantes entraram no programa entre a 9a e a 10a sessoes e apos a sua primeira aula aderiram de forma voluntaria e entusiasta ao programa. Nao se verificaram alteracoes objetivas na motivacao e na satisfacao dos participantes. A competencia aquatica evoluiu de forma evidente em 9 conteudos da natacao pura desportiva e de forma mais discreta em 5 conteudos da natacao artistica e 4 do polo aquatico. A desistencia de um participante foi motivada pela aversao do mesmo a modalidade de polo aquatico, o que indicia que os programas de ensino multidisciplinar terao de coabitar com ofertas de ensino classicas. A reacao positiva e muito entusiasta ao programa tera determinado a ausencia de diferencas na motivacao e na satisfacao entre o inicio e o meio do programa e revela a boa predisposicao dos adultos para uma pratica aquatica mais diversificada. Todos os participantes aprenderam ou otimizaram 18 conteudos. Apenas uma praticante nao conseguiu vencer o medo de rodar sobre o eixo transversal, o que inviabilizou a aprendizagem da viragem de rolamento. Os conteudos da natacao pura desportiva foram melhor consolidados, possivelmente devido ao maior tempo de pratica e de experiencia dos praticantes com a modalidade. Em conclusao, os resultados do estudo piloto parecem sustentar o interesse no ensino da Natacao segundo uma abordagem multidisciplinar.

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