Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Universidade como peça de museu

2021; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português

10.36311/1519-0110.2020.v21n2.p189-204

ISSN

2238-5703

Autores

Ronie Alexsandro Teles da Silveira,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A crise da universidade não pode ser devidamente compreendida sem vinculá-la à crise da razão. Por seu lado, os dispositivos da racionalidade científica atual compartilham princípios com as religiões monoteístas, das quais herdou o impulso original pela universalidade. Tal impulso orienta também as práticas políticas democráticas. Assim, a razão vincula-se à verdade e ao bem comum contra a opinião e o interesse individual. Feito esse mapeamento sintético dos elementos fundamentais da racionalidade, podemos compreender melhor a crise da universidade, cuja função é a educação racional. A universidade mostra-se impotente no interior de uma situação da qual não pode sair porque é a universidade. Assim, resta a ela somente aguardar que a decadência gradual a converta em uma peça de museu. Submetido em: 29/01/2020Aceito em: 01/07/2020

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