
Universidade como peça de museu
2021; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português
10.36311/1519-0110.2020.v21n2.p189-204
ISSN2238-5703
AutoresRonie Alexsandro Teles da Silveira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA crise da universidade não pode ser devidamente compreendida sem vinculá-la à crise da razão. Por seu lado, os dispositivos da racionalidade científica atual compartilham princípios com as religiões monoteístas, das quais herdou o impulso original pela universalidade. Tal impulso orienta também as práticas políticas democráticas. Assim, a razão vincula-se à verdade e ao bem comum contra a opinião e o interesse individual. Feito esse mapeamento sintético dos elementos fundamentais da racionalidade, podemos compreender melhor a crise da universidade, cuja função é a educação racional. A universidade mostra-se impotente no interior de uma situação da qual não pode sair porque é a universidade. Assim, resta a ela somente aguardar que a decadência gradual a converta em uma peça de museu. Submetido em: 29/01/2020Aceito em: 01/07/2020
Referência(s)