
Prevenção e percepção de riscos no ambiente escolar:
2019; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.37032/remos.v1i1.20
ISSN2674-8258
AutoresEveline Fávero, Ana Carolina Dalla Valle,
Tópico(s)Adventure Sports and Sensation Seeking
ResumoO presente relato apresenta atividades desenvolvidas durante uma ação de extensão realizada em 2017 com alunos do quinto ano do ensino fundamental de um município do Oeste do Paraná. O objetivo do projeto foi elaborar e desenvolver ações educativas no tema de prevenção e percepção de riscos e desastres no ambiente escolar, buscando promover a cultura de prevenção. A ação de extensão teve duração de seis encontros, durante os quais as crianças identificaram e fotografaram riscos no ambiente escolar, agrupando-os por similaridades, elaboraram um mapa de risco conforme critérios próprios de localização e gravidade e, participaram de roda de conversa com representantes de instituições como Corpo de Bombeiros e Companhia Paranaense de Energia Elétrica. A análise do impacto do projeto foi realizada por meio da aplicação de um questionário de pré e pós-teste. As análises das diferenças das médias, por meio do teste t de Student evidenciaram que houve um aumento significativo na percepção de risco de desastres nas crianças (p=0,02), bem como na percepção de risco de acidentes (p=0,05 em casa; p=0.03 na escola). O mesmo não aconteceu com a mudança de comportamento, ou seja, comportamento pró-ambiental e de prevenção (p=0,12). O projeto promoveu a cultura de prevenção e percepção de riscos na infância e evidenciou ser viável a inserção da temática no currículo escolar, uma vez que as crianças também demonstraram um acréscimo no conhecimento no pós-teste (p=0,01 no 5º. ano A).
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