O discurso digital do Twitter no estudo dossignificados em Design: um estudo de caso doboné
2020; Linguagem: Português
10.5151/cid2020-91
ISSN2318-6968
AutoresMatheus Vale de Medeiros, Wellington Gomes de Medeiros,
Tópico(s)Consumer Behavior in Brand Consumption and Identification
ResumoEste artigo descreve as origens do boné e suas influências estéticas, com o intuito de compararatualmente com o discurso digital de tweets, demostrando assim a aplicabilidade dessa investigaçãona pesquisa dos significados no Design. A captação dos tweets foi realizada pelo TwitterExplorer,plataforma gratuita que investiga a rede social por meio de uma palavra-chave. O estudo utilizou dapalavra ‘boné’, captando tweets em português postados em modo público, entre os dias 02/06/2020 a08/06/2020. Ao total foram captados 20.157 tweets, sendo 7.277 retweets, que possuem a palavra‘boné’ em seu corpo de texto. Por meio da plataforma foi realizado detecção de comunidade Louvain,que interpretou os retweets e hashtags coletados. O resultado aponta para dois principais discursosacerca do boné: em retweets, jovens fãs que comentam acerca de seus ídolos que fazem uso doproduto. Nas hashtags há associações que tratam da venda do boné, assim como ligações às práticasesportivas.
Referência(s)