Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Do Alaúde Barroco para o Violão: Recursos Técnico-Idiomáticos Empregados como Potencializadores da Expressividade Musical

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português

10.33871/23179937.2020.8.3.1.4

ISSN

2317-9937

Autores

Vitor Leite, Luciano Souto,

Tópico(s)

Musicians’ Health and Performance

Resumo

A técnica violoní­stica moderna fundamenta-se em preceitos românticos, refletindo em uma abordagem técnico-instrumental única para diversos estilos musicais. Entretanto, a pesquisa musicológica demonstra o violão como descendente da famí­lia das cordas dedilhadas do século XV - XXI, compartilhando recursos técnico-idiomáticos com guitarras, alaúdes, vihuelas, cistres, teorbas entre outros. Como herdeiro desta famí­lia, pode apropriar-se dos recursos técnico-idiomáticos destes instrumentos históricos, neste sentido, este artigo aborda o tratado para alaúde de Ernest Baron (1727) como fundamentação teórica para interpretação do repertório barroco ao violão. Para isso, discutimos seu conteúdo articulando-o com textos dos séculos XVII e XVIII, de autores como Gaspar Sanz (1697), Francisco Guerau (1694) e Thomas Mace (1676), buscando demonstrar a apropriação de elementos da prática musical das cordas dedilhadas barrocas ao violão, objetivando potencializar a expressividade musical de tal repertório.

Referência(s)