Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Análise de desempenho da atenção odontológica especializada em rede de cuidados à pessoa com necessidades especiais

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i2.12678

ISSN

2525-3409

Autores

Graziane Ribeiro Couto, Marcos Antônio Lima dos Santos, Lívia Santos Cisneiros de Oliveira, Saul Martins Paiva, Emilio Fonseca, Regiane Cristina do Amaral,

Tópico(s)

Dental Health and Care Utilization

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar o desempenho da atenção odontológica especializada nos Pacientes com Necessidades Especiais (PNE) atendidos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Aracaju, Brasil. Trata-se de um estudo transversal, observacional e analítico em que a coleta dos dados foi feita a partir dos prontuários dos PNE atendidos no CEO nos anos de 2017 até 2019. Foram avaliadas as produções ambulatoriais realizadas nos PNE nos anos de 2018 e 2019 através de informações cadastradas no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) por meio do aplicativo de domínio público TABNET e comparadas com a meta preconizada pela Portaria nº 1.464 de 24 de junho de 2011 do Gabinete do Ministro (GM) / Ministério da Saúde (MS). Foram avaliados 218 prontuários, sendo encontrado o registro de 23,4% dos pacientes com o diagnóstico de distúrbios comportamentais, observando-se que em 86 prontuários houve o registro de atividade de educação em saúde bucal, incluindo escovação supervisionada nos PNE, 10% dos atendimentos foram exodontia e 62% dos que procuravam o serviço era via referenciamento. Quanto às produções registradas no DATASUS verificou-se no ano de 2018, que em 3 meses não conseguiram atingir a meta preconizadas pelo MS e para o ano de 2019, 8 meses ficaram abaixo do preconizado. Os resultados demonstram desempenho insatisfatório do cumprimento global das metas, no que concerne ao registro da produção realizada nos PNE do CEO Aracaju, sendo assim é necessário regularizar os atendimentos mensais desses pacientes, tendo como parâmetro a Portaria 1.464 GM/MS.

Referência(s)
Altmetric
PlumX