
EDUCAÇÃO, PEDAGOGIAS CULTURAIS E AS TRANS: "PARA QUE AS TRAVESTIS NÃO SE TORNEM BAGUNÇA!"
2021; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS; Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18224/educ.v23i1.7317
ISSN1983-7771
AutoresFernando Guimarães Oliveira da Silva, Eliane Rose Maio,
Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoExibidas, provocativas, as trans, tal como a liberdade de experimentar o novo, rejeitam regras sexistas e generificantes. Despreocupadas com rótulos, tampouco preconceitos, encenam, com ousadia e um brilho peculiar, diferentes espaços sociais e institucionais, hierarquicamente construídos para serem acessados por pessoas que reproduzem identidades facilmente aceitas pelas normas sociais, nesse caso as heterossexuais. Despreocupamo-nos com rótulos e tampouco definições rígidas, e assim como as identidades de gêneros delas causam ousadia e instabilidade, pretendemos lançar teorias e conceitos pós-estruturalistas e dos Estudos Culturais para romper ou abalar as estruturas de poder que instituem discursos e culturas negativadas sobre elas.
Referência(s)