Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

EDUCAÇÃO, PEDAGOGIAS CULTURAIS E AS TRANS: "PARA QUE AS TRAVESTIS NÃO SE TORNEM BAGUNÇA!"

2021; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS; Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18224/educ.v23i1.7317

ISSN

1983-7771

Autores

Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Eliane Rose Maio,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

Exibidas, provocativas, as trans, tal como a liberdade de experimentar o novo, rejeitam regras sexistas e generificantes. Despreocupadas com rótulos, tampouco preconceitos, encenam, com ousadia e um brilho peculiar, diferentes espaços sociais e institucionais, hierarquicamente construídos para serem acessados por pessoas que reproduzem identidades facilmente aceitas pelas normas sociais, nesse caso as heterossexuais. Despreocupamo-nos com rótulos e tampouco definições rígidas, e assim como as identidades de gêneros delas causam ousadia e instabilidade, pretendemos lançar teorias e conceitos pós-estruturalistas e dos Estudos Culturais para romper ou abalar as estruturas de poder que instituem discursos e culturas negativadas sobre elas.

Referência(s)