Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Olhar profissional para a docência com tecnologia: um estudo na formação continuada

2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 5; Issue: 11 Linguagem: Português

10.46551/emd.e202103

ISSN

2526-6136

Autores

Sonner Arfux de Figueiredo, Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Salvador Llinares,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

No artigo discutimos a competência do Olhar Profissional numa pesquisa com três professores de Matemática num curso de formação continuada com o objetivo de identificar a mobilização de conhecimentos pelo professor que indicam o desenvolvimento dessa competência para o ensino com tecnologia. A fundamentação veio do processo reflexivo docente na perspectiva da reflexão coletiva envolvendo vivências para a reconstituição das práticas e, quanto aos conhecimentos docentes para ensinar com Tecnologia, o apoio esteve no modelo TPACK. A metodologia foi qualitativa, do tipo estudo de caso, com coleta de dados feita por observação, entrevistas e recolha dos materiais produzidos nos encontros de formação, com análise interpretativa. Concluímos que no processo formativo desenvolvido houve mobilização de conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e matemáticos, a qual foi percebida em um contexto de observação das tarefas envolvidas e das manifestações do raciocínio dos alunos, apontando possibilidades de ampliação do Olhar Profissional dos participantes.

Referência(s)