Projeto VITOR/A/MIL em cartaz
2020; Linguagem: Português
10.5151/cid2020-107
ISSN2318-6968
AutoresLúcia Bergamaschi Costa Weymar,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoCom o propósito de reforçar as duas mostras denominadas “Cara a Tapa” e “Com Todas as Letras”, aprimeira criada e a segunda organizada pelo designer carioca Felipe Taborda, através das quais oCentro de Artes da Universidade Federal de Pelotas inaugurou a Galeria Suldesign, a disciplina Projetode Cartaz dos Cursos de Design foca na figura do invulgar e nada óbvio Vitor Ramil, cuja discografia éamplamente elogiada. A partir dessa temática, a disciplina apresenta a proposta de ensinodenominada Projeto VITO/R/AMIL. No briefing da disciplina cada dupla, a partir da pergunta “Se eufosse (ex: Moholy-Nagy) como eu projetaria?” e “Se eu fosse (ex: Sagmeister) como eu projetaria?”,deve escolher dois designers de estilos gráficos diferentes (um moderno e outro pós-moderno) eprojetar dois cartazes, um para cada, com a temática relativa à vida ou obra do músico pelotense. Oscartazes têm que dialogar entre si, seja de modo sintático, seja semântico! O objetivo deste artigo éapresentar parte daquela experiência à luz da pesquisa bibliográfica sobre história do design e dametodologia projetual em cartaz.
Referência(s)