Artigo Acesso aberto

Projeto VITOR/A/MIL em cartaz

2020; Linguagem: Português

10.5151/cid2020-107

ISSN

2318-6968

Autores

Lúcia Bergamaschi Costa Weymar,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Com o propósito de reforçar as duas mostras denominadas “Cara a Tapa” e “Com Todas as Letras”, aprimeira criada e a segunda organizada pelo designer carioca Felipe Taborda, através das quais oCentro de Artes da Universidade Federal de Pelotas inaugurou a Galeria Suldesign, a disciplina Projetode Cartaz dos Cursos de Design foca na figura do invulgar e nada óbvio Vitor Ramil, cuja discografia éamplamente elogiada. A partir dessa temática, a disciplina apresenta a proposta de ensinodenominada Projeto VITO/R/AMIL. No briefing da disciplina cada dupla, a partir da pergunta “Se eufosse (ex: Moholy-Nagy) como eu projetaria?” e “Se eu fosse (ex: Sagmeister) como eu projetaria?”,deve escolher dois designers de estilos gráficos diferentes (um moderno e outro pós-moderno) eprojetar dois cartazes, um para cada, com a temática relativa à vida ou obra do músico pelotense. Oscartazes têm que dialogar entre si, seja de modo sintático, seja semântico! O objetivo deste artigo éapresentar parte daquela experiência à luz da pesquisa bibliográfica sobre história do design e dametodologia projetual em cartaz.

Referência(s)
Altmetric
PlumX