
Metáforas no discurso acadêmico em economia e biologia: evidências sobre a natureza do domínio-fonte
2020; Liceu Literário Português; Linguagem: Português
10.18364/rc.v1i60.409
ISSN2317-4153
AutoresLílian Ferrari, Gabriele Felippe Fu,
Tópico(s)Science and Science Education
ResumoEste trabalho enfoca a ocorrência de metáforas em textos acadêmicos de Economia e Biologia. Com base na proposta cognitivista de que metáforas linguísticas refletem processos de pensamento (LAKOFF & JOHNSON, 1980), investigam-se metáforas mentais (primárias e analógicas), subjacentes às expressões metafóricas observadas em cada área. A análise evidencia semelhanças quanto à escolha de metáforas primárias e diferenças no que se refere às metáforas analógicas: o artigo de Economia privilegia metáforas analógicas partindo do domínio-fonte de Biologia (ECONOMIA É SER VIVO), enquanto o artigo de Biologia recorre ao domínio-fonte de Economia (BIOLOGIA REPRODUTIVA É ATIVIDADE ECONÔMICA). Os resultados trazem as seguintes contribuições teóricas: (i) contraposição à visão tradicional de que a objetividade de textos científicos exige linguagem literal; (ii) evidências de que o processo de metaforicidade atua em textos acadêmicos, em diferentes níveis hierárquicos; (iii) evidências sobre a natureza do domínio-fonte, demonstrando-se que tais domínios também podem ser abstratos, desde que sejam intersubjetivamente verificáveis.
Referência(s)