Evolução não linear dos produtos para preparo decafé: métodos de infusão
2020; Linguagem: Português
10.5151/cid2020-69
ISSN2318-6968
AutoresAndré Carvalho Mol Silva, Sebastiana Luíza Bragança Lana, Marcelina das Graças de Almeida,
Tópico(s)Innovation and Socioeconomic Development
ResumoEste artigo destaca o café como produto relevante do mercado de consumo mundial, com destaqueprodutivo em Minas Gerais. A partir de levantamento bibliográfico, o objetivo desta comunicação éapresentar como os produtos usados no preparo do café coexistem ao longo do tempo, não seguindoum padrão de evolução linear no qual um produto novo substitui seu antecessor. No estudo de caso éapresentado o processo de infusão e seis diferentes métodos relacionados, cada um com dispositivosespecíficos de preparo, sendo um campo aberto para inovação através do design, ainda poucoexplorado no Brasil. Observa-se que no segmento analisado as inovações e invenções, em geral, nãoinutilizam os produtos antigos, pois as formas de se consumir o café são variadas de tal forma, quequalquer alteração nos processos ou pequenas mudanças nos produtos proporcionam novosresultados, e assim os novos produtos acabam se somando aos tradicionais, e não os substituindo.
Referência(s)