Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) Construindo a Capacitação em Londrina

2003; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1981-5271v27.1-002

ISSN

1981-5271

Autores

Gerson Zanetta de Lima, Henriqueta Galvanin Guidio de Almeida, Olavo Franco Ferreira Filho, Rosa Elisa de Carvalho Linhares, Hermann Iark Oberdiek, Ilce Mara de Syllos Cólus,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Resumo: Objetivo: registrar as ações desenvolvidas pela comissão de capacitação docente (CC) do curso médico na Universidade Estadual de Londrina (UEL, no sentido de sensibilizar e treinar professores durante a implementação da ABP. Método: Consulta ao arquivo dos registros das ações da CC e análise das atividades desenvolvidas. Resultados: Entre 1977 e 2001, foram realizados cursos de sensibilização, de aprofundamento em ABP; de elaboração de problemas, de construção de módulo temático, fóruns de tutores e cursos de capacitação de tutores com dois desenhos. As atividades desenvolvidas nossos cursos influenciaram: observar e vivenciar grupos tutoriais; elaborar problemas; planejar módulos temáticos; discutir os passos da dinâmica tutorial e os problemas surgidos no desempenho da avaliação. Conclusão: o programa de capacitação docente em Londrina foi construído a partir de demandas surgidas com a implementação da nova metodologia de acordo com o grau de inscrição e resistência dos docentes ao processo. Avalia-se compositivo o trabalho desenvolvido e aponta-se como pertinente um programa de capacitação mais abrangente, que envolva as instâncias gerenciais, profissionais e pedagógicas do processo.

Referência(s)