
UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DA FERRAMENTA STOP MOTION PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS
2020; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 6; Linguagem: Português
10.15628/holos.2020.9986
ISSN1807-1600
AutoresTaís Arthur Corrêa, Heytor Lemos Martins, Rodrigo Ney Millan, Antônio Carlos Marangoni,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoA sociedade contemporânea vivencia evoluções culturais e tecnológicas nas quais as instituições de ensino e os pesquisadores têm buscado adequação e instrumentalização frente as suas demandas. Neste sentido as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) aliadas ao lúdico, apresentam-se como uma ferramenta pedagógica atrativa e favorável para a construção de conhecimento como, por exemplo, para conceitos teóricos e abstratos dentro da disciplina de química. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo trabalhar a Técnica Cinematográfica Stop Motion com alunos do ensino médio, como recurso audiovisual e instrumento pedagógico, abordando o conteúdo didático “Evolução dos Modelos Atômicos”. O trabalho resultou na produção de 6 (seis) micrometragens de animação que permitiram a síntese dos conceitos, reflexão sobre conteúdos explorados, a interação do estudante com a ciência de forma lúdica, além da efetivação de uma importante ferramenta no processo de construção do conhecimento e sua consequente aplicação de forma prática.
Referência(s)