
Proporcionalidade aplicada em circuitos elétricos de corrente contínua: uma experimentação com os alunos do 3o ano “a” da Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho
2019; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.21708/issn27635325.v1n1.a10211.2019
ISSN2763-5325
AutoresLucas Emanuel de Oliveira Maia,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO presente trabalho apresenta um estudo investigativo sobre proporcionalidade aplicada à circuitoselétricos de corrente contínua, explorando conhecimentos, métodos e abordando seu contexto. O estudorealizado foi de natureza investigativa seguida de uma prática pedagógica buscando mostrar e refletir a partirde uma prática em sala de aula, na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, na série do 3o ano “A”, como objetivo de analisar o comportamento de circuitos elétricos resistivos com arranjo em série, em paralelo emisto; Investigar a relação de proporcionalidade existente nos circuitos elétricos com seus elementos: correnteelétrica, tensão e resistência através de uma prática pedagógica, pois proporciona maior familiaridade com otema em foco e permite o aperfeiçoamento das ideias e intuições sobre o objeto de pesquisa. Avaliar como osalunos entenderam a experimentação, tanto no que se refere a prática, quanto à aprendizagem do conteúdo. Oensino da proporcionalidade é iniciado no 7o ano do ensino fundamental, sendo dedicados um ou dois mesesa esse estudo e os demais conceitos, relacionados ao ensino de proporcionalidade, apresentados de uma sóvez, num só momento, os seguintes tópicos: definição de razão, definição de proporção como igualdade derazões, propriedades das proporções, grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamenteproporcionais, regra de três simples, regra de três composta e juro simples; uma abordagem que não faz aexploração intuitiva da proporcionalidade como função.
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