Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O Violão Sete Cordas no Choro Tradicional e no Choro Não Tradicional

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português

10.33871/23179937.2020.8.3.1.38

ISSN

2317-9937

Autores

Luís Borges, Maria R. Volpe,

Tópico(s)

Musicology and Musical Analysis

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória estilí­stica do choro no Brasil sob o enfoque do violão de sete cordas. Após breve digressão sobre gênero e estilo, são discutidas modificações de ordem técnica do violão de sete cordas no choro. Considerados os maiores expoentes do instrumento no choro, Dino Sete Cordas e Rabello Raphael contribuí­ram para inovações estilí­sticas e organológicas do instrumento na segunda metade do século XX. Essas inovações são analisadas por meio da relação idiomática entre o violão de sete cordas acompanhador e solista, com base em ferramentas analí­ticas dos próprios músicos de choro. Diante das novas tendências do século XXI, este estudo corrobora a hipótese de que estilos tradicionais e não tradicionais coexistem pacificamente no choro.

Referência(s)