
O Violão Sete Cordas no Choro Tradicional e no Choro Não Tradicional
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português
10.33871/23179937.2020.8.3.1.38
ISSN2317-9937
Autores Tópico(s)Musicology and Musical Analysis
ResumoEste artigo tem como objetivo analisar a trajetória estilística do choro no Brasil sob o enfoque do violão de sete cordas. Após breve digressão sobre gênero e estilo, são discutidas modificações de ordem técnica do violão de sete cordas no choro. Considerados os maiores expoentes do instrumento no choro, Dino Sete Cordas e Rabello Raphael contribuíram para inovações estilísticas e organológicas do instrumento na segunda metade do século XX. Essas inovações são analisadas por meio da relação idiomática entre o violão de sete cordas acompanhador e solista, com base em ferramentas analíticas dos próprios músicos de choro. Diante das novas tendências do século XXI, este estudo corrobora a hipótese de que estilos tradicionais e não tradicionais coexistem pacificamente no choro.
Referência(s)