
Vivências de professoras dos Anos Iniciais no trabalho com a resolução de problemas em uma formação continuada
2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 5; Issue: 11 Linguagem: Português
10.46551/emd.e202102
ISSN2526-6136
AutoresSandra Alves de Oliveira, Dayselane Pimenta Lopes Rezende, Andreia Rezende Garcia-Reis, Reginaldo Fernando Carneiro,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste artigo tem como objetivo investigar as vivências de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no trabalho com a resolução de problemas a partir da unidade temática Números da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na oficina Brincando, cantando, jogando e problematizando também se aprende a Matemática! Para a produção dos dados foram utilizados um questionário e os registros da oficina, que teve duração de 16 horas. Os participantes foram 15 professoras dos Anos Iniciais. As bases do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) permitiram compreender as representações textualizadas construídas pelo grupo de professoras no âmbito da formação continuada. No desenvolvimento das atividades propostas e criadas na oficina, as dimensões do agir docente individual e coletivo possibilitaram às professoras, em parceria com a formadora, estudar, vivenciar e analisar criticamente o texto prescritivo da área de Matemática na BNCC, fazendo as alterações necessárias nos textos do trabalho planificado e realizado, as quais proporcionaram às professoras conhecer e participar da dinamização da metodologia da resolução de problemas na formação continuada.
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