Artigo Acesso aberto

Design Gráfico para a Terceira Idade: AnáliseTipográfica dos Materiais Didáticos daUNITI/UFMA

2020; Linguagem: Português

10.5151/cid2020-48

ISSN

2318-6968

Autores

Arthur José Silva Marques, Cássia Cordeiro Furtado, Lívia Flávia de Albuquerque Campos,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A presente pesquisa analisa as tipografias usadas nos materiais didáticos da Universidade Integradada Terceira Idade – UNITI/UFMA. Esta dividiu-se em três fases, na primeira realizou-se a aplicação deum questionário semiestruturado para gerar o perfil socioeconômico dos discentes e conhecer osproblemas visuais que acometem os mesmos. A segunda fase, a análise tipográfica, coletou-se 07(sete) artefatos usados no ensino dos idosos, para identificar as tipografias usadas nestes materiais.Com a análise, foi possível catalogar os tipos e selecionar aqueles mais usuais. Assim, foramagrupados por suas características tipográficas em 03 (três) grupos, sendo eles: Serifados, Sem Serifae Manuscritos. A terceira fase, foi o teste de leitura, onde foram testados os tipos catalogados naetapa anterior. Nesta etapa, participaram 36 (trinta e seis) discentes, que foram separados em 03(três) grupos. Cada grupo realizou o teste com um grupo tipográfico. Assim, foi possível ranquear ostipos que foram melhor/pior lidos pelos discentes e também pela opinião dos mesmos sobre os tipos,além, de identificar os erros cometidos. Por fim, foi possível formular hipóteses quanto àscaracterísticas tipográficas que melhoram a distinção e identificação dos tipos por discentes daterceira idade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX