Design Gráfico para a Terceira Idade: AnáliseTipográfica dos Materiais Didáticos daUNITI/UFMA
2020; Linguagem: Português
10.5151/cid2020-48
ISSN2318-6968
AutoresArthur José Silva Marques, Cássia Cordeiro Furtado, Lívia Flávia de Albuquerque Campos,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA presente pesquisa analisa as tipografias usadas nos materiais didáticos da Universidade Integradada Terceira Idade – UNITI/UFMA. Esta dividiu-se em três fases, na primeira realizou-se a aplicação deum questionário semiestruturado para gerar o perfil socioeconômico dos discentes e conhecer osproblemas visuais que acometem os mesmos. A segunda fase, a análise tipográfica, coletou-se 07(sete) artefatos usados no ensino dos idosos, para identificar as tipografias usadas nestes materiais.Com a análise, foi possível catalogar os tipos e selecionar aqueles mais usuais. Assim, foramagrupados por suas características tipográficas em 03 (três) grupos, sendo eles: Serifados, Sem Serifae Manuscritos. A terceira fase, foi o teste de leitura, onde foram testados os tipos catalogados naetapa anterior. Nesta etapa, participaram 36 (trinta e seis) discentes, que foram separados em 03(três) grupos. Cada grupo realizou o teste com um grupo tipográfico. Assim, foi possível ranquear ostipos que foram melhor/pior lidos pelos discentes e também pela opinião dos mesmos sobre os tipos,além, de identificar os erros cometidos. Por fim, foi possível formular hipóteses quanto àscaracterísticas tipográficas que melhoram a distinção e identificação dos tipos por discentes daterceira idade.
Referência(s)