Artigo Acesso aberto

ANÁLISE SOCIOLÓGICA DE UMA FEIRA ORGÂNICA DO BAIRRO ADRIANÓPOLIS EM MANAUS, AM

2021; Volume: 6; Issue: 16 Linguagem: Português

10.36882/2525-4812.2021v6i16.ed.esp.p163-176

ISSN

2525-4812

Autores

Rafael de Lima Erazo, Sarah Caroline Ferreira das Chagas Costa, Luiz Cláudio Pires Costa, Chris Lopes da Silva,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

As feiras orgânicas são caracterizadas pela presença de produtores certifi cados, que comercializam produtos in natura e processados no próprio estabelecimento ou de terceiros, também certificados, seguindo as normas da Lei nº 10.831/2003. Com isso, buscamos, nesta pesquisa, caracterizar uma feira de alimentos orgânicos em Manaus, AM, assim como os principais atores sociais que constituem esse sistema. A feira, localizada no Bairro de Adrianópolis, Manaus, AM, funciona aos sábados. Por ser um local de comercialização exclusivo de alimentos orgânicos, essa feira constituiu o local de estudo. Dessa forma, a amostra obtida para análise foi de 26 consumidores e 14 produtores. Para a coleta de dados elaborou-se um questionário para os consumidores e outro para os produtores. A coleta de dados foi realizada em outubro de 2019. Os principais produtos comercializados na “Feira do Mapa” são hortaliças, notadamente alface, cebolinha, coentro e pimentão. Esses produtos são expostos de forma tradicional, em bancadas, sendo que a grande maioria é exposta sem selo orgânico de identificação no produto ou embalagem. A “Feira do Mapa” é considerada pequena, possui 18 bancas para venda dos produtos comercializados por associados da Associação dos Produtores de Orgânicos do Estado do Amazonas (Apoam). O perfil dos produtores é assim caracterizado: predominância de mulheres, faixa etária acima de 40 anos, primeiro grau completo, a maioria casados, renda mensal menor que R$1.000,00 reais e a maioria tem entre 2 e 3 filhos. Quanto ao perfi l dos consumidores, conclui-se que estes formam um público “cativo” e seleto. A maioria possui alta escolaridade (nível superior), está na faixa de idade acima de 40 anos, declara seu estado civil como casado e renda superior a R$3.000,00/mês. Ao se analisarem os atributos mais valorizados pelos consumidores em relação aos produtos orgânicos, verifica-se que os atributos que os consumidores consideram mais importantes estão relacionados à tríade “saúde, meio ambiente e sabor”. No entanto, os consumidores da feira de alimentos orgânicos de Manaus parecem ser motivados mais fortemente por questões pessoais do que por questões ambientais.

Referência(s)
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