
APRENDER PARA EMPREENDER? UMA ANÁLISE DO POTENCIAL E DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ
2021; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português
10.36524/profept.v4i3.506
ISSN2594-4827
AutoresClayton Robson Moreira da Silva, Laís Vieira Castro Oliveira, Eva Maria Silva Costa, Francisco Adriano Gomes Bezerra, Raimundo Eduardo Silveira Fontenele,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEsta pesquisa analisou o potencial empreendedor e a intenção empreendedora de estudantes da educação profissional no Ceará, por meio de uma pesquisa do tipo survey, com 477 estudantes. Os resultados indicam que os alunos do curso de comércio apresentaram intenção empreendedora superior em relação aos demais cursos, e que a intenção empreendedora é explicada por algumas características do potencial empreendedor. Assim, a pesquisa contribui para o campo da educação profissional à medida em que verificou fatores associados à intenção empreendedora de estudantes, preenchendo uma lacuna na literatura no que concerne ao perfil empreendedor de estudantes dessa modalidade de ensino, dando destaque a uma política de educação orientada ao empreendedorismo e à formação profissional para o trabalho.
Referência(s)