
Uso do desenho-estória para apreensão de entendimentos e sentimentos de crianças institucionalizadas sobre agressão física
2021; University of Santander; Linguagem: Português
10.15649/cuidarte.1204
ISSN2346-3414
AutoresJuciara Karla de Souza Lima, Margaret Olinda de Souza Carvalho e Lira, Jeany Freire de Oliveira, Fernando Vitor Alves Campos, Levi Olinda Lira de Paiva,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoIntrodução: A punição corporal de crianças é uma prática recorrente que prejudica o seu desenvolvimento físico e emocional. Objetivo: apreender entendimentos e sentimentos de um grupo de crianças sobre a agressão física praticada por pais ou responsáveis. Materiais e Métodos: estudo descritivo, de abordagem qualitativa e uso do desenho-estória para responder ao estímulo indutor: o que vem à sua cabeça quando você ouve falar: “bater em criança”? Resultados: emergiram sentimentos de amor e ódio, culpa, tristeza, ressentimentos, desejo de vingança, vergonha e o entendimento de agressão física como uma atitude negativa e prejudicial. Conclusão: as crianças demonstraram ansiedade, timidez, agressividade, introspecção e tendência ao isolamento social. Para elas, as punições físicas constituíram episódios negativos que poderiam levá-las à morte, sugerindo que fossem substituídas por diálogo ou castigo.
Referência(s)