Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uso do desenho-estória para apreensão de entendimentos e sentimentos de crianças institucionalizadas sobre agressão física

2021; University of Santander; Linguagem: Português

10.15649/cuidarte.1204

ISSN

2346-3414

Autores

Juciara Karla de Souza Lima, Margaret Olinda de Souza Carvalho e Lira, Jeany Freire de Oliveira, Fernando Vitor Alves Campos, Levi Olinda Lira de Paiva,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Introdução: A punição corporal de crianças é uma prática recorrente que prejudica o seu desenvolvimento físico e emocional. Objetivo: apreender entendimentos e sentimentos de um grupo de crianças sobre a agressão física praticada por pais ou responsáveis. Materiais e Métodos: estudo descritivo, de abordagem qualitativa e uso do desenho-estória para responder ao estímulo indutor: o que vem à sua cabeça quando você ouve falar: “bater em criança”? Resultados: emergiram sentimentos de amor e ódio, culpa, tristeza, ressentimentos, desejo de vingança, vergonha e o entendimento de agressão física como uma atitude negativa e prejudicial. Conclusão: as crianças demonstraram ansiedade, timidez, agressividade, introspecção e tendência ao isolamento social. Para elas, as punições físicas constituíram episódios negativos que poderiam levá-las à morte, sugerindo que fossem substituídas por diálogo ou castigo.

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