Artigo Acesso aberto

O uso da placa Arduino no estudo de Movimento Circular: Uma proposta de intervenção para a Física no Ensino Médio

2021; Linguagem: Português

10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/movimento-circular

ISSN

2448-0959

Autores

Francisco Roberto Oliveira da Silva, Priscila Soares dos Santos, Mairton Cavalcante Romeu, Juscileide Braga de Castro,

Tópico(s)

Corporeality, Perception, and Education

Resumo

Existem na literatura projetos com o uso da placa Arduino atribuídos ao ensino de Física para a abordagem de fenômenos físicos relacionados ao conteúdo de Cinemática. Por meio da aplicação e questionários ao final da atividade. Este artigo apresenta o uso da plataforma como proposta de ensino para a temática Movimento Circular Uniforme (MCU) para professores de Física de primeiro ano do Ensino Médio, com o intuito de ampliar a compreensão dos alunos de conhecimentos básicos como cinemática escalar e vetorial e como associá-los à situações do cotidiano. Essa pesquisa é voltada para professores de Física que ministram aulas em turmas de primeiro ano do Ensino Médio, com uma atividade prática em que os estudantes analisariam as características de MCU, percebidas na atividade em grupo e a utilização de um questionário e de situações-problemas para favorecer as tentativas dos alunos, discussões em grupo os pontos de vistas e suas conclusões.

Referência(s)