
As manifestações da Corrente Positivista na Educação Científica
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i2.12708
ISSN2525-3409
AutoresDennis Bezerra Correia, Catarina Leite Gurgel, Rivânia Silva Alves, Filipe Gutierre Carvalho de Lima Bessa, Cícero Magérbio Gomes Torres, Gledson Ferreira Macêdo, Kleber Ribeiro Fidelis, Francileide Vieira Figueirêdo, Samuel Wagner Tiburi Silveira, Espedito Fidelis de Araújo, Cícera Vitória Marcelino Barros, Maraiza Gregorio de Oliveira, Luciano Temoteo dos Santos, Raimundo Samuel Leite Sampaio, Viviane Bezerra da Silva, José Weverton Almeida‐Bezerra,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoA ciência apresenta muitos traços de correntes filosóficas que existiram na história da humanidade, dentre elas o positivismo. Essa corrente originada no iluminismo tem características marcantes onde a ciência é considerada como uma verdade absoluta, entretanto sabe-se da sua dinamicidade. O objetivo deste trabalho foi evidenciar essas manifestações na educação científica em uma escola de educação básica de Quixelô, Ceará. Para tanto, foram aplicados questionários a alunos do Ensino Fundamental para a coleta de dados. Foi evidenciado que na escola existem correntes positivistas concernentes à educação científica, isto pode ser evidenciado devido os alunos acreditarem que a ciência é uma verdade absoluta, de modo que apresenta respostas concretas e imutáveis. Sendo assim, percebemos que a corrente positivista está presente na educação básica, sendo necessário a explanação por parte dos docentes de como a ciência está em constante ressignificação.Incluir o resumo.
Referência(s)