Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Protagonismo Feminino no Prêmio Design Museuda Casa Brasileira: análise dos anos 2017 a 2019

2020; Linguagem: Português

10.5151/cid2020-109

ISSN

2318-6968

Autores

Raquel Bosso Romano, Valdirene Aparecida Vieira Nunes, Mônica Moura,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

O presente artigo é parte de uma pesquisa de mestrado em design que aborda o protagonismofeminino no design brasileiro fundamentado em estudos do feminismo. Sobre o tema, sabemos que adesigualdade de gênero é um problema social que se manifesta no mercado de trabalhomundialmente de diversas formas, como exemplo as diferenças salariais, a segregação na divisãosexual no trabalho e as múltiplas jornadas em que o feminino é submetido. Assim, inserido nestatemática, o artigo busca compreender como as mulheres interagem com o design profissionalmente ese as premiações da área representam um espaço de dificuldades para as profissionais. O métodoadotado foi de caráter qualitativo e quantitativo, com aplicação da revisão bibliográfica e do estudo decaso. Para o presente estudo aqui posto elegeu O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (2017-2019) como amostra para o levantamento da presença feminina entre os autores e os juradospresentes na premiação. Nesse sentido, constatou-se que o número de mulheres nesses espaços vemcrescendo, contudo ainda é possível verificar alguns impasses para o público feminino.

Referência(s)
Altmetric
PlumX