
Validação do Health Literacy Questionnaire (HLQ) para o português brasileiro
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 34; Linguagem: Português
10.37689/acta-ape/2021ao02171
ISSN1982-0194
AutoresKatarinne Lima Moraes, Virgínia Visconde Brasil, Fábio Luíz Mialhe, Helena Alves de Carvalho Sampaio, Ana Luíza Lima Sousa, Mônica Ribeiro Canhestro, Gabriela Ferreira de Oliveira,
Tópico(s)Health Literacy and Information Accessibility
ResumoResumo Objetivo: Validar o instrumento de avaliação do letramento em saúde Health Literacy Questionnaire para o português brasileiro. Métodos: Para a adaptação transcultural e validação das propriedades psicométricas da versão brasileira do Health Literacy Questionnaire (HLQ-Br), foi utilizado o protocolo estabelecido pelos autores do instrumento original. O HLQ-Br foi respondido por 794 adultos de três regiões do Brasil. A Análise Fatorial Confirmatória foi realizada por meio do Diagonally Weighted Least Squares e a confiabilidade foi verificada pelos indicadores alfa de [...]
Referência(s)