Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Marketing de Relacionamento: Perfil da Produção Científica e Agenda de Pesquisa

2021; Institute of Management Foundation; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

10.24023/futurejournal/2175-5825/2021.v13i2.569

ISSN

2175-5825

Autores

Gisela Demo, Talita Lima, Fernanda Scussel, Paulo Miranda, Lucas Devides Moreno,

Tópico(s)

Consumer Retail Behavior Studies

Resumo

Objetivo: haja vista a relevância do marketing de relacionamento para as organizações que operam no mercado consumidor (B2C) e a lacuna na literatura no que tange à comparação do cenário de produção nacional com o internacional, o objetivo deste artigo foi mapear o estado da arte recente sobre relacionamento com o consumidor e propor uma agenda de pesquisaMétodo: realizou-se uma revisão bibliométrica com 435 artigos publicados entre 2015 e 2019, classificados segundo critérios demográficos, institucionais e metodológicosResultados: constatou-se a predominância de artigos empíricos e de natureza quantitativa, além da necessidade de desenvolvimento conceitual para o tema. Há preferência pela aplicação de pesquisas no setor privado, configurando lacuna de pesquisa do tema no que se refere ao setor públicoConclusões: as contribuições residem na apresentação de itinerários de pesquisa, cujo propósito maior é auxiliar o desenvolvimento teórico e empírico do marketing de relacionamento, beneficiando tanto a comunidade acadêmica quanto as organizações

Referência(s)