Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Knowledge of nursing students on patient safety

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i2.12935

ISSN

2525-3409

Autores

Linda Thaís de Oliveira Teixeira, Jéssica Brenda de Sousa Abreu, Janaína Juvenete Rodrigues, Sandra Beatriz Pedra Branca Dourado, Lânia da Silva Cardoso, Aclênia Maria Nascimento Ribeiro, Gabriela Oliveira Parentes da Costa, Lígia Maria Cabedo Rodrigues, Lorena Di Mayo Guedes Monteiro, Ricardo Clayton Silva Jansen, Maria do Socorro Rego de Amorim, Francisca Áurea Portela Martins Carvalho, Laise Virgínia Soares Senna, Marcela Ibiapina Paz,

Tópico(s)

Public Health in Brazil

Resumo

Objetivo: Analisar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre Segurança do Paciente. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com abordagem quantitativa, realizada com 51 discentes do curso de bacharelado em enfermagem de uma instituição de ensino superior de caráter privado, localizada na cidade de Teresina, Piauí. A coleta de dados foi realizada no mês de novembro de 2018 após a autorização pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o número do parecer 3.011.689. Resultados e discussão: Verificou-se que a maioria dos alunos era do gênero feminino, com uma média de idade de 22 anos e do estado civil solteiro. Constatou-se ainda, que a maioria dos alunos envolvidos na pesquisa tiveram aula sobre segurança do paciente, conhecem o termo segurança do paciente e eventos adversos e buscam a promoção de segurança do paciente. No entanto, a minoria conhecia as seis metas que fazem parte de um cuidado seguro, assim como os dez passos de segurança do paciente e o Núcleo de Segurança do Paciente. Conclusão: Assim, acredita-se que este estudo munirá os profissionais enfermeiros com conhecimentos sobre segurança do paciente, competências e atitudes, a fim de aprimorar a qualidade e a segurança do cuidado em saúde no país e despertar o interesse de educadores e educandos para esta questão.

Referência(s)
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