Artigo Acesso aberto Produção Nacional

COMPORTAMENTO HUMANO E OS PRIMEIROS ANOS DA AUTOMAÇÃO NA AVIAÇÃO COMERCIAL: RELEMBRANDO O ACIDENTE DO VOO AA965 / HUMAN BEHAVIOR AND THE EARLY YEARS OF COMMERCIAL AVIATION AUTOMATION: REMEMBERING THE ACCIDENT OF FLIGHT AA965

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n2-567

ISSN

2525-8761

Autores

Carlos André Vaz,

Tópico(s)

Air Traffic Management and Optimization

Resumo

Em 1995 um Boeing 757 equipado com os mais modernos recursos computacionais disponíveis na época, operado por uma grande empresa de aviação norte-americana, e pilotado por dois tripulantes altamente treinados, colidiu contra uma montanha na Colômbia nas vésperas do Natal. O relatório oficial da investigação do acidente apontou inúmeros fatores contribuintes, tais como: má gestão e distribuição de tarefas no cockpit; erros na operação dos sistemas eletrônicos de navegação da aeronave; baixa consciência situacional; falha na tomada de decisão; e dificuldades de comunicação e entendimento entre a tripulação americana e o controle de tráfego aéreo local. É importante perceber que inúmeros destes fatores continuam atuais e presentes na aviação de hoje, tornando os aprendizados deste evento algo de interesse permanente para profissionais do setor. O presente artigo tomou como base as informações contidas no relatório oficial de investigação do acidente (AERONAUTICA CIVIL of THE REPUBLIC OF COLOMBIA, 1996) e outros estudos relacionados publicados a partir de então, permitindo construir um quadro bastante completo. Ao compreender o ocorrido em dezembro de 1995 torna-se possível extrair conhecimento relevante para elevar os índices de segurança da aviação atual, evitando que fatos semelhantes voltem a ocorrer.

Referência(s)
Altmetric
PlumX