
Dificuldades na abordagem da pílula contraceptiva de emergência por docentes de Biologia do Ensino Médio do município de Campos dos Goytacazes/RJ
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i2.12768
ISSN2525-3409
AutoresIsabella Mota Raphael de Lima Arêas, Suany Rocha de Almeida, Geísa Fonseca de Gonçalves,
Tópico(s)Male Reproductive Health Studies
ResumoA Anticoncepção de Emergência (AE), também conhecida por “pílula do dia seguinte”, é um método anticonceptivo muito utilizado pelas adolescentes, mas pouco ou não abordado na escola. Assim, este trabalho teve como objetivo investigar a abordagem da pílula contraceptiva de emergência nas aulas de professores de Biologia atuantes no Ensino Médio de escolas públicas e particulares do município de Campos dos Goytacazes/RJ, em relação à anticoncepção de emergência e seus efeitos, sua presença nos livros didáticos, a relevância da temática e as dificuldades na abordagem dentro das aulas. Também foi investigado o uso de metodologias ativas de aprendizagem pelos professores. Os dados qualitativos da pesquisa foram coletados através de questionário online. Os resultados da pesquisa mostraram a incipiente abordagem do tema “pílula contraceptiva de emergência” nas escolas tanto pelos professores quanto pelos materiais didáticos e as dificuldades encontradas pelos docentes em relação, principalmente, aos mitos dos efeitos da AE e aos tabus na aborgadem do tema. Além disso, muitos professores consideraram, erroneamente, a AE como abortiva. Portanto, é necessário aprofundar esse tema nos materiais didáticos e entre os professores para ampliar o conhecimento dos alunos e da sociedade e, assim, reduzir os preconceitos e mitos sobre a anticoncepção de emergência.
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