Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A física no ENEM e no curso técnico de química do Instituto Federal Do Amapá (IFAP): Uma comparação curricular

2021; Linguagem: Português

10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/fisica-no-enem

ISSN

2448-0959

Autores

Denny Rodrigues do Carmo, Argemiro Midonês Bastos, Amanda Alves Fecury, Carla Viana Dendasck, Euzébio de Oliveira, Cláudio Alberto Gellis de Mattos Dias,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma ferramenta avaliativa e seletiva para a entrada do estudante no ensino superior. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) são instituições criadas pelo governo Federal com o objetivo de formar profissionais competentes. O objetivo deste estudo é comparar o conteúdo das questões de Física do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre os anos de 2014 a 2018 com o conteúdo curricular do curso técnico de química do Instituto Federal do Amapá (IFAP). O ensino de física no curso técnico de Química do IFAP não apresenta uma divisão que prioriza os assuntos mais presentes no ENEM. O ENEM costuma contextualizar suas questões. Isso poderia ser uma prática comum no ensino médio da física, pois ajudaria na sua melhor compreensão. Além disso se faz necessário a não fragmentação do conteúdo durante o ensino, nem como sua composição com outras disciplinas. O curso técnico do IFAP não seria o local apropriado de estudo para quem deseja apenas terminar o ensino médio. O conteúdo vai além do exigido, porém com recortes voltados para a parte técnica, incluindo praticas laboratoriais e disciplinas estritamente técnicas. A ausência de interdisciplinaridade e contextualização dificulta a absorção do conteúdo, formando discentes com dificuldade de pensar a física.

Referência(s)