
A física no ENEM e no curso técnico de química do Instituto Federal Do Amapá (IFAP): Uma comparação curricular
2021; Linguagem: Português
10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/fisica-no-enem
ISSN2448-0959
AutoresDenny Rodrigues do Carmo, Argemiro Midonês Bastos, Amanda Alves Fecury, Carla Viana Dendasck, Euzébio de Oliveira, Cláudio Alberto Gellis de Mattos Dias,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma ferramenta avaliativa e seletiva para a entrada do estudante no ensino superior. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) são instituições criadas pelo governo Federal com o objetivo de formar profissionais competentes. O objetivo deste estudo é comparar o conteúdo das questões de Física do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre os anos de 2014 a 2018 com o conteúdo curricular do curso técnico de química do Instituto Federal do Amapá (IFAP). O ensino de física no curso técnico de Química do IFAP não apresenta uma divisão que prioriza os assuntos mais presentes no ENEM. O ENEM costuma contextualizar suas questões. Isso poderia ser uma prática comum no ensino médio da física, pois ajudaria na sua melhor compreensão. Além disso se faz necessário a não fragmentação do conteúdo durante o ensino, nem como sua composição com outras disciplinas. O curso técnico do IFAP não seria o local apropriado de estudo para quem deseja apenas terminar o ensino médio. O conteúdo vai além do exigido, porém com recortes voltados para a parte técnica, incluindo praticas laboratoriais e disciplinas estritamente técnicas. A ausência de interdisciplinaridade e contextualização dificulta a absorção do conteúdo, formando discentes com dificuldade de pensar a física.
Referência(s)