
Metodologias Ativas para o Ensino de Gramática: a roleta das relações sociais de "nós” e “a gente”
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5433/2237-4876.2020v23n1p54
ISSN2237-4876
AutoresGabriele Cristine Carvalho, Bruno Felipe Marques Pinheiro, Paloma Batista Cardoso,
Tópico(s)Linguistic Studies and Language Acquisition
ResumoNeste artigo, expomos a relevância das metodologias ativas para o ensino de gramática, por meio da aplicação do jogo “Roleta das relações sociais do ‘nós’ e ‘a gente’” em uma turma do 9º ano do colégio Jacintho de Figueiredo (Aracaju/SE), a fim de contribuir para o ensino produtivo dos padrões de uso dos pronomes de primeira pessoa do plural. Partimos do pressuposto de que o aluno deve ser o protagonista do processo de aprendizagem, considerando suas experiências pessoais. Os resultados da aplicação mostraram quatro padrões de uso para a concordância verbal em posição de sujeito com as formas “nós” e “a gente”, o que evidencia a importância de um modelo de ensino de língua sensível às variedades sociolinguísticas dos alunos frente à variedade canônica da língua. O jogo mostrou-se como uma alternativa plausível para o que propusemos, pois, por meio dele, toda a turma pôde ressignificar usos linguísticos, seus condicionamentos e impactos na vida social.
Referência(s)