Artigo Acesso aberto Produção Nacional

SIMULAÇÃO CLÍNICA PARA ENFRENTAMENTO DA COVID-19: FORMAÇÃO COMPLEMENTAR DE ENFERMEIROS

2021; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5205/1981-8963.2021.246653

ISSN

1981-8963

Autores

Adriany da Rocha Pimentão, Thalyta Mariany Rêgo Lopes Ueno, Alessandra Cristina da Silva, Tiago de Oliveira Nogueira, Maria Luiza Carvalho de Oliveira,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Objetivo: relatar a experiência da construção e do desenvolvimento da simulação clínica como ferramenta pedagógica para formação complementar de Enfermeiros no enfrentamento à COVID-19. Método: trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, de professores do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública na cidade de Manaus/AM. Utilizou-se, como estratégia de ensino a simulação clínica realizada durante um curso, no qual, o estudo de caso que serviu como roteiro para o desenvolvimento da experiência. Resultados: notou-se que a construção do cenário realístico e o desenvolvimento da simulação clínica voltados para o atendimento ao paciente com suspeita e/ou quadro confirmado da COVID-19 foi uma estratégia de ensino que favoreceu a interação entre a teoria e a prática, possibilitando um processo de ensino seguro e de qualidade. Conclusão: Conclui-se que a simulação clínica facilitou o desenvolvimento do pensamento crítico, da comunicação entre profissional e paciente, das habilidades técnicas, afetivas e psicomotas e da capacidade de tomadas de decisão, preparando enfermeiros para o atendimento real de pacientes suspeitos e casos confirmados de COVID-19 no Amazonas.

Referência(s)