Artigo Acesso aberto Produção Nacional

DESTRUIÇÃO CRIATIVA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA SEGUNDO A PERSPECTIVA DE SCHUMPETER / CREATIVE DESTRUCTION IN BRAZILIAN EDUCATION FROM THE SCHUMPETER'S PERSPECTIVE

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n3-457

ISSN

2525-8761

Autores

Carla F. Rodrigues, Henrique Ribeiro de Araújo, Mônica Vieira da Silva, Gisele Silva Lira de Resende, Edione Teixeira de Carvalho,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O artigo foi elaborado atraves de pesquisa bibliografica e tem como finalidade esclarecer o que e a Destruicao Criativa, como ela acontece e quais as mudancas que ela pode causar na educacao. O trabalho esta dividido em duas etapas. A primeira etapa desenvolve a tematica a partir da visao de Joseph Schumpeter, que esta voltada ao empreendedorismo e ao capitalismo. Schumpeter defende a ideia de que as inovacoes sao capazes de controlar o mercado economico, criando um monopolio pelas grandes empresas. A segunda etapa tras a tematica Destruicao Criativa para o cenario educacional, propondo uma destruicao no modelo educacional tradicional, inovando o sistema de ensino, desde a gestao escolar ate o pedagogico. Aqui serao discutidos alguns impactos e beneficios do uso de tecnologias no ensino, mostrando as dificuldades enfrentadas pelos varios agentes presentes na educacao e na insercao desses recursos na aprendizagem. O artigo aspira mostrar o porque os professores resistem tanto a essa nova realidade e como a formacao continuada pode ajudar a quebrar essa resistencia. Iremos mostrar que a maioria das escolas nao dispoe de equipamentos e quando dispoe nao possuem profissionais capazes de manusea-los. Portanto concluimos que para promover a destruicao criativa dentro da educacao o professor precisa adotar um perfil de pesquisador e ter formacao continuada voltada a tematica.

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