
DESTRUIÇÃO CRIATIVA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA SEGUNDO A PERSPECTIVA DE SCHUMPETER / CREATIVE DESTRUCTION IN BRAZILIAN EDUCATION FROM THE SCHUMPETER'S PERSPECTIVE
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n3-457
ISSN2525-8761
AutoresCarla F. Rodrigues, Henrique Ribeiro de Araújo, Mônica Vieira da Silva, Gisele Silva Lira de Resende, Edione Teixeira de Carvalho,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO artigo foi elaborado atraves de pesquisa bibliografica e tem como finalidade esclarecer o que e a Destruicao Criativa, como ela acontece e quais as mudancas que ela pode causar na educacao. O trabalho esta dividido em duas etapas. A primeira etapa desenvolve a tematica a partir da visao de Joseph Schumpeter, que esta voltada ao empreendedorismo e ao capitalismo. Schumpeter defende a ideia de que as inovacoes sao capazes de controlar o mercado economico, criando um monopolio pelas grandes empresas. A segunda etapa tras a tematica Destruicao Criativa para o cenario educacional, propondo uma destruicao no modelo educacional tradicional, inovando o sistema de ensino, desde a gestao escolar ate o pedagogico. Aqui serao discutidos alguns impactos e beneficios do uso de tecnologias no ensino, mostrando as dificuldades enfrentadas pelos varios agentes presentes na educacao e na insercao desses recursos na aprendizagem. O artigo aspira mostrar o porque os professores resistem tanto a essa nova realidade e como a formacao continuada pode ajudar a quebrar essa resistencia. Iremos mostrar que a maioria das escolas nao dispoe de equipamentos e quando dispoe nao possuem profissionais capazes de manusea-los. Portanto concluimos que para promover a destruicao criativa dentro da educacao o professor precisa adotar um perfil de pesquisador e ter formacao continuada voltada a tematica.
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