
O Estado da Arte ou o Estado do Conhecimento
2020; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 43; Issue: 3 Linguagem: Português
10.15448/1981-2582.2020.3.37452
ISSN1981-2582
AutoresVera Maria Ramos de Vasconcellos, Anne Patrícia Pimentel Nascimento da Silva, Roberta Teixeira De Souza,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO artigo inicia com uma discussão teórica do que são as revisões críticas dos modos de produção no campo da Educação reconhecidos como “Estado da Arte” e “Estado do Conhecimento”. São estudos que sistematizam o que foi produzido durante um período de tempo e área de abrangência, observando rastros deixados no percurso histórico de suas produções. Esses termos são comumente utilizados como sinônimos em variadas investigações, apesar das diferenças existentes. Na segunda parte é apresentado um balanço do que foi produzido entre 2003 e 2018, em quatro programas de pós-graduação de uma das universidades estaduais do Brasil, com tradição em investigação em Educação. Foram analisadas 54 produções (11 teses e 43 dissertações) referentes à Educação Infantil, desvelando seus achados e lacunas que poderão ser preenchidas em futuras pesquisas. O texto, busca demarcar as congruências e as divergências das concepções apresentadas e explicitar os percursos delineados no processo de construção do conhecimento na área.
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