Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Estudios San Miguel no Brasil: uma experiência cinematográfica transnacional na América do Sul

2020; Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual; Issue: 22 Linguagem: Espanhol

ISSN

1852-9550

Autores

Arthur Autran,

Tópico(s)

Media and Digital Communication

Resumo

Este artigo tem por objetivo reconstruir a trajetoria no Brasil dos Estudios San Miguel, uma das principais produtoras argentinas do periodo classico do cinema, ou seja, aquele marcado pelo Studio system . Estudios San Miguel foi a empresa cinematografica argentina de entao que buscou de maneira mais estruturada um espaco no mercado brasileiro. O artigo destaca a atuacao da distribuidora Sao Miguel Filmes do Brasil, bem como a realizacao e a recepcao critica de duas coproducoes: Nao me diga adeus (Luis Jose Moglia Barth, 1948) e Mundo estranho (Francisco Eichorn, 1948). Palavras-chave: Historia do cinema, coproducoes, transnacional. Resumen: Este articulo tiene como objetivo reconstruir la trayectoria en Brasil de Estudios San Miguel, una de las principales productoras argentinas del periodo del cine clasico, es decir, el marcado por el Studio system . Estudios San Miguel fue la compania cinematografica argentina de la epoca que busco de manera mas estructurada un espacio en el mercado brasileno. El articulo destaca el desempeno de la distribuidora Sao Miguel Filmes do Brasil, asi como la realizacion y recepcion critica de dos coproducciones: No me digas adios (Luis Jose Moglia Barth, 1948) y Mundo extrano (Francisco Eichorn, 1948). Palabras clave: Historia del cine, coproducciones, transnacional. Abstract: This article aims to reconstruct the Brazilian trajectory of Estudios San Miguel, one of the main Argentine film production companies of the classic studio system, which sought to carve a space in the Brazilian market. The text examines the performance of Sao Miguel Filmes do Brasil underscoring two co-productions: Nao me diga adeus (Luis Jose Moglia Barth, 1948) and Mundo estranho (Francisco Eichorn, 1948), their distribution, and critical reception. Key words: Film history, co-productions, transnational. Data de recepcao: 03/03/2020 Data de aceitacao: 10/07/2020

Referência(s)