
FATORES DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
2021; Volume: 8; Issue: Único Linguagem: Português
10.35621/23587490.v8.n1.p281-291
ISSN2358-7490
AutoresAnny Isabelly Medeiros de Góes, Francilene Maciel Ferreira de Araújo, Karén Kelyany Duarte Costa, Laura Aires Cavalcante Leite, Renata Ferreira de Araújo,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoINTRODUÇÃO: Define-se doenças cardiovasculares como um grupo de doenças que acometem o coração e os vasos sanguíneos. Destacam-se, mundialmente, como as principais causas de óbitos e têm acometido de forma progressiva os jovens estudantes universitários, devido ao estilo de vida adotado por eles. OBJETIVO: Avaliar os fatores de risco que são evidenciados pela literatura cientifica para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares em estudantes universitários. Método: Revisão integrativa da literatura em cinco bases de dados, realizada no mês de fevereiro de 2020. Utilizaram-se os descritores “Doenças Cardiovasculares”, “Estudantes Universitários” e “Fatores de Risco”, nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram utilizados como critérios de inclusão artigos completos, em português, inglês e espanhol com publicações nos últimos cinco anos. RESULTADOS: Há a predominância do histórico familiar de doenças cardiovasculares, contemplando hipertensão arterial, diabetes e dislipidemia. Além desta variável, destacam-se tabagismo, sedentarismo e uso nocivo de álcool como fatores de risco associados às doenças cardiovasculares. O sexo feminino sobressai ao masculino em termos de vulnerabilidade à essas doenças. CONCLUSÃO: Identifica-se a necessidade da utilização da educação em saúde como uma estratégia para promover e facilitar a compreensão dos fatores de risco e da conscientização dos jovens universitários, profissionais de saúde, educadores e gestores para um combate aos altos índices de mortalidade por doenças cardiovasculares. Palavras chave: Doenças Cardiovasculares. Fatores de Risco. Saúde do Estudante.
Referência(s)